domingo, 29 de maio de 2011

Como fazer anotações

Hoje vou apresentar uma maneira bem mais simples de tomar notas estruturadas: ométodo Cornell, que se baseia na divisão da folha em 3 zonas, como indicado na ilustração abaixo.


A página da direita mostra as 3 áreas do método Cornell
Você pode separar as áreas usando uma régua, imprimir folhas de fichário já neste formato, ou mesmo disciplinar-se para usar as áreas mesmo sem traçar seus limites, em um caderno comum.
O funcionamento é simples: você toma as suas notas (registrando inclusive as suas dúvidas) na área azul de cada folha, tão resumidamente quanto possível, mas sem perder a clareza. Ao terminar, você preenche na área vermelha algumas palavras-chave e questão que correspondem ao que está anotado na área azul, e em seguida registra na área amarela um breve sumário do assunto (incluindo a data e local da aula, o tema, os pontos principais), para facilitar a localização posterior, ao folhear as páginas.
Além de o processo de indexação imediata aumentar a sua memorização, a forma como o método Cornell é estruturado tem uma vantagem extra no contexto escolar: na hora de estudar para a prova, você pode tapar a área azul com uma folha de papel, e aí procurar lembrar do conteúdo a partir das palavras-chave das outras duas áreas.

MEMORIZAÇÃO

Dicas para acelerar a aprendizagem



De forma bem simples, podemos dizer que "aprender é memorizar (sejam dados ou procedimentos) de tal forma que essas informações sejam facilmente lembradas quando precisarmos delas".
Por isso mesmo, a maneira de aprender é decisiva. Se você tenta memorizar amontoando informações, desordenadamente, terá dificuldades de lembrar. No entanto, se você "associa" as informações, terá mais facilidade para recuperá-las na memória.

Um exemplo: se você tem dúvida se sargento se escreve com G ou com J, pode memorizar simplesmente associando "SARGENTO" com "GARCIA" (aquele conhecido personagem dos filmes do Zorro). Veja como você poderia fazer o desenho dessa informação:

Feito isso, basta colar este "desenho" na mesa onde você estuda ou trabalha, e deixar lá por alguns dias. Você nunca mais esquecerá.

Você vai gastar pouco tempo para fazer esse desenho, bem menos do que gastaria se usasse os métodos convencionais de memorização.

Há também outros aspectos importantes que devem ser considerados. Por exemplo:

As pessoas costumam ler livros didáticos ou apostilas de forma desordenada, muitas vezes até alucinadamente, afinal elas "precisam aprender" e acham que lendo depressa reterão mais informações. No entanto, isso é um erro grave. Em vez de agir assim, faça desta forma:

1 - Só comece a estudar quando estiver relaxado. Não adianta estudar estando ansioso. Tome um refresco de maracujá ou um chazinho suave de erva-cidreira. Só então pegue no livro;

2 - Divida o tempo que você vai gastar na leitura, em blocos de no máximo 6 minutos. Enquanto lê, vá circulando as informações importantes e ligando-as por setas coloridas. Como se estivesse "brincando de estudar";

3 - A cada 6 minutos, pare uns 2 minutos. Levante-se, ande um pouco, converse com alguém. Só depois continue a leitura;

4 - Não se preocupe em memorizar nada. Isso só fará aumentar sua tensão. Simplesmente vá lendo e circulando as informações importantes.
5 - A cada meia-hora, pare por uns cinco minutos. Dê uma relaxada.

6 - Recomece voltando ao início, passando os olhos pelas informações assinaladas e vá fazendo (numa folha de papel branco) um mapa mental, tal como mostramos na ilustração a seguir. Faça o mais colorido e expressivo que puder. A qualidade do seu desenho vale pouco; o que vai valer é o ato de "desenhar as informações". Isso facilitará muito o trabalho da memória.

7 - Cole esse mapa na sua mesa ou na parede. Deixe-o lá por alguns dias e dê uma passadinha de olhos nele sempre que puder, porém, bem naturalmente.

8 - Se pretende continuar lendo por mais de meia-hora, divida o tempo em blocos assim como descrito acima.

9 - Não ultrapasse duas horas contínuas de leitura. Lembre-se que nosso cérebro esgota com facilidade quando submetido muito tempo a uma mesma operação. Se, contudo, for muito necessário, a cada duas horas dê uma paradinha de 15 minutos; ouça música, tome um suco, divirta-se um pouquinho.

10 - Lembre-se de que "correr para aprender" não é "acelerar a aprendizagem".

LINK DA DICA:
http://fulldll.blogspot.com/

domingo, 17 de abril de 2011

Aprenda inglês cantando.

Lyrics Training, um serviço que utiliza vídeos do Youtube e permite qualquer pessoa praticar a compreensão do inglês a partir de músicas. Através do site é possível escolher uma das músicas disponíveis, ouvi-la e preencher as lacunas informando o que você entendeu da música.
As músicas são categorizadas por níveis de dificuldade, mas você ainda pode escolher por “Beginner”, onde terá que preencher 10% dos espaços em branco, “Intermediate”, 25% ou se você já for avançado poderá escolher a opção “Expert” e digitar a música inteira. No final da música é possível saber a sua pontuação.

domingo, 27 de março de 2011

365 DIAS DE QUÍMICA: Uma nova molécula todo dia


O DNA é um ácido desoxi-ribonuclêico. É um polímero composto por 4 tipos de monômeros denominados nucleosídeos: adenosina, guanidina, citosina e timidina. Uma cadeia de DNA pode ter até milhares de monômeros. Cada nucleosídeo possui três grupos moleculares distintos:
Existem quatro tipos de grupos de bases nitrogenadas no DNA, as quais definem os 4 tipos de monômeros para o polímero:

 
adenina
 
guanina
citosina
guanina
 
AdeninaGuaninaCitosinaTimina

As 4 bases que compõem o DNA


A QUÍMICA NA SUA VIDA



A Química é a base da vida. Toda matéria encontrada no universo é composta pelos elementos químicos e sua combinação molecular, representada por desde gases vitais como o oxigênio e a amônia, até estruturas de enorme complexidade como o DNA e as proteínas.

Sua diversidade tem esplendor na natureza e nas inúmeras possibilidades de composição de materiais para as mais diversas aplicações, a exemplo de medicamentos, alimentos, novos materiais, ligas metálicas e energia.

MATEMÁTICO DO DIA





Karl Pearson
27/03/1857
27/04/1936
Inglaterra

LINK DA PESQUISA: http://www.profcardy.com/?sms_ss=blogger&at_xt=4d8f44e9e5214472,0