segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Exercícios - fuso horário

1- Por que, a hora muda de acordo com as regiões do planeta?
2- Explique o que é e como ocorre a rotação da terra.
3- O que é o Meridiano de Grenwich?
4- Os fusos horário foram estabelecidos em 1884, durante a Conferência Internacional do Meridiano, que aconteceu em Washington, nos Estados Unidos. O que foi decidido nesse encontro?
5- Quantos fusos tem o Brasil?
6- O sistema de fuso segue convenções. Qual foi a última convenção ocorrida no ano de 2008?
  • a) Que o Brasil terá 6 fusos a partir de 2008 
  • b) Que o arquipélago de Fernando de Noronha terá duas horas em relação a Brasília 
  • c) Que o Brasil terá somente 3 fusos horários 
  • d) Que a Amazônia terá mais um fuso por causa de sua grande extensão territorial.
7- A compreensão e o uso das coordenadas geográficas são de importância fundamental na geografia. O que são coordenadas geográficas e qual sua utilização no estudo do espaço geográfico?

8- Sobre o movimento de translação da Terra, é falso afirmar:
  • a) As estações do ano ocorrem em função do movimento de translação e da inclinação de 23º27’ do eixo da Terra em relação ao sol. 
  • b) O eixo de inclinação da Terra estabelece linhas imaginárias, denominadas trópicos de Câncer no hemisfério sul, e trópico de Capricórnio no hemisfério norte. 
  • c) Equinócio significa dias e noites iguais e ocorre em março e setembro, determinando, respectivamente, a primavera e o outono no hemisfério norte.
9- Marque V ou F nas proposições a seguir:
(   ) A exemplo dos outros planetas do sistema solar, a Terra descreve ao redor do Sol uma órbita circular.
(   ) Entre 21 de março e 21 de junho, o hemisfério sul encontra-se o outono.
(   ) A inclinação do eixo da Terra juntamente com o movimento de translação explicam a existência das estações do ano.
(   ) Diante de sua órbita, a Terra mantém sempre a mesma distância do Sol.
(   ) Quando o plano da órbita corta o Equador ocorrem os solstícios.

10- Para responder a esta questão, considere os mapas a seguir:
Os mapas 1, 2 e 3 representam, respectivamente:
a) Mapa 1 = longitude        Mapa 2 = latitude           Mapa 3 = zonas climáticas
b) Mapa 1 = meridianos     Mapa 2 = paralelos        Mapa 3 = zonas climáticas
c) Mapa 1 = latitude           Mapa 2 = paralelos        Mapa 3 = fusos horários
d) Mapa 1 = paralelos        Mapa 2 = meridianos     Mapa 3 = zonas climáticas
e) Mapa 1 = meridiano       Mapa 2 = longitude        Mapa 3 = fusos horários

2 comentários:

  1. 1- Por uma única razão, o movimento de rotação do planeta.

    2- Como o planeta gira em torno do próprio eixo, demorando 24 horas para dar uma volta completa, uma parte recebe os raios solares e a outra não, ocorrendo a noite. O globo gira de oeste para leste, por isso, os lugares que, segundo a convenção do mapa-múndi, estão maia a leste do Brasil, o dia chega antes.

    3-O Meridiano de Greenwich é o meridiano que passa sobre a localidade de Greenwich (nos arredores de Londres, Reino Unido) e que, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude. Definido como o primeiro meridiano serve de referência para estabelecer a relação entre as horas em qualquer ponto da superfície terrestre, estabelecendo os fusos horários. Esse meridiano atravessa dois continentes e sete países. (na Europa: Reino Unido, França e Espanha; e na África: Argélia, Mali, Burkina Faso e Gana). Seu anti-meridiano cruza uma parte da Rússia no estreito de Behring e uma das ilhas do arquipélago de Fiji, no Oceano Pacífico.

    4-Os participantes dividiram os 360 graus da esfera da Terra em 24 horas de duração da rotação completa, chegaram ao resultado de 15 graus para cada hora. Ou seja, a cada hora, o Sol deixa de bater numa faixa de 15 graus. O horário central, estabelecido como referência foi o do Meridiano de Greenwich, na Inglaterra.

    5-O Brasil apresenta grande extensão territorial. No sentido leste-oeste, o país possui 4.319,4 quilômetros, fato que proporciona ao mesmo, a existência de quatro fusos horários distintos.
    Durante muitos anos o país adotou esses quatro fusos diferentes, entretanto, em 2008, foi aprovada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma Lei proposta pelo Senador Tião Viana (PT – AC) para reduzir um fuso horário na região Norte. Nesse sentido, o extremo oeste do território brasileiro (localizado a -75° Oeste do Meridiano de Greenwich) teve seu horário reduzido em uma hora, estabelecendo o mesmo horário do fuso 60°. Essa medida teve como principal objetivo, adequar os horários dos programas televisivos exibidos em rede nacional , levando-se em consideração a faixa etária da população. Com isso, o Brasil tem hoje três fusos horários.

    6- c) Que o Brasil terá somente 3 fusos horários

    7-São um conjunto de linhas imaginárias que servem para localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre. Essas linhas são os paralelos e os meridianos. A localização exata facilita estudos de área.

    8- b) O eixo de inclinação da Terra estabelece linhas imaginárias, denominadas trópicos de Câncer no hemisfério sul, e trópico de Capricórnio no hemisfério norte.

    9-
    ( F )
    ( V )
    ( V )
    ( F )
    ( F )

    10 - d) Mapa 1 = paralelos Mapa 2 = meridianos Mapa 3 = zonas climáticas

    ResponderExcluir