domingo, 11 de outubro de 2009

TEMPO



Resumo sobre Tempo - Tópicos


1. Introdução
* O Tempo é considerado um objeto de difícil conceito, mas de extrema importância no estudo da história.
* Situar os fatos no tempo e contextualizá-los é tarefa de historiadores e professores desta disciplina.
* Este resumo apresenta algumas formas de medir o tempo no decorrer da história.


2. Instrumentos para contar o tempo I
* Ampulheta : constituído de duas âmbulas e um pequeno orifício, com uma certa quantidade de areia, cuja passagem de um âmbulo ao outro serve para marcar o tempo.
* Relógio de Sol : mede o tempo pela posição do sol.
* Clepsidra : utiliza dois recipientes, um com água e outro vazio. A água passa para o recipiente vazio, levantando uma bóia atrelada a um ponteiro, que marca o tempo.


3. Instrumentos para contar o tempo II
* Relógio de Vela : consiste em uma vela normal, demarcada com uma escala horária. O tempo é marcado pela velocidade de queima da vela.
* Relógio de Pêndulo : utiliza pesos para fornecer a energia necessária para mover os ponteiros.
* Relógio Atômico : seu funcionamento depende das propriedade do átomo. Considerado o relógio mais preciso do mundo.


4. Calendário
* É importante desconstruir a idéia que a nossa forma de medir o tempo é a única existente
* Um exemplo são os tipos de calendários , que variam de acordo com a cultura ou religião de um povo
* Calendários são sistemas de contagem que utilizam unidades temporais como dia, mês e ano


5. Tipos de calendário
* Calendário Cristão : utilizado pela maioria dos países ocidentais. Marca os anos a partir do nascimento de Cristo. Foi adotado em 1582, através do papa Gregório XIII
* Calendário Hegírico : utilizado em países de religião mulçumana. Marca os anos a partir da fuga de Maomé para Meca, em 622
* Calendário Hebraico : utilizado em países de religião judaica. Marca os anos a partir de uma referência bíblica do que seria a criação do mundo, situada no ano 3760 a.C.


6. Linha do Tempo
* Através de uma concepção eurocêntrica do mundo, difundiu-se uma linha do tempo baseada em eventos ligados ao contexto do continente europeu.
* Esta linha do tempo, considerada oficial, divide-se em: Pré-História, História Antiga, História Medieval, História Moderna e História Contemporânea.
* Esta linha do tempo é limitada ao não oferecer dados para a compreensão histórica e temporal de outras sociedades.


7. Anacronismo
* Anacronismo significa situar um acontecimento, fato ou personagem num período em que não existiu.
* Exemplo: ao dizer que sociedades do neolítico utilizavam armas de fogo, incorre-se no anacronismo, pois a pólvora ainda não era dominada naquele período histórico.
* Apesar de ser um erro histórico, se bem utilizada pode servir para compreender alguns fatos, baseado em valores de nosso tempo.


8. Como converter anos em séculos
* A regra é simples:
* 1- Se o ano terminar em 00, permanece o(s) dígito(s) inicial(is), convertido(s) em século.
* Exemplo: 1200=séc.XII; 300=séc.III
* 2- Se o ano não terminar em 00, acrescenta-se 1 ao(s) dígito(s) inicial(is), convertido(s) em século.
* Exemplo: 1756=séc.XVIII; 101=séc.II
* É importante fazer a conversão sempre em algarismos romanos.


9. Como converter séculos em anos
* A regra também é simples:
* 1- Converte-se o(s) dígito(s) inicial(is), do romano ao cardinal, acresentando dois zeros. Este é o ano final.
* Exemplo: séc.XVI=16+00=1600
* 2- Em seguida, subtrai 99 do número, encontrando, assim, o ano inicial.
* Exemplo: 1600 - 99=1501
* Ou seja, o séc.XVI inicia em 1501 e termina em 1600.





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