quarta-feira, 18 de novembro de 2009

120 anos de República







No último domingo, a República brasileira completou 120 anos de história. Desde o distante 15 de novembro de 1889, foram 33 presidentes e tempo o suficiente para todo tipo de emoção: revoltas, golpes, ditaduras, censuras e movimentos sociais. Nos últimas décadas, desenvolveu-se a noção de cidadania, direitos humanos, participação política, de justiça e, principalmente a noção de que todos os brasileiros podem participar do destino do país, apesar de todos os problemas estruturais e também de conjectura.

Parte importante dessa história é contada pelo belo “Museu da República”, no Rio de Janeiro, lugar de memória que não pode deixar de ser visitado pelos moradores da Cidade Maravilhosa e de constar no roteiro de visita a cidade e se interessa por história. O Museu o antigo Palácio Nova Friburgo (no Império), depois Palácio do Catete (na República), que durante 63 anos foi o coração do Poder Executivo no Brasil. Foi inaugurado em 15 de novembro de 1960, após a transferência da capital para Brasília.

O Museu da República tem compromissos com a preservação, a pesquisa e a comunicação da história republicana através dos diversos testemunhos que abriga, aí incluído o próprio Palácio, mas também tem compromissos de propor reflexões sobre o que acontece nos dias atuais. Sua missão hoje é contribuir para o desenvolvimento sócio-cultural do país, visando à valorização da dignidade humana, à universalidade do acesso e o respeito à diversidade cultural. O Museu da República é antes de tudo espaço de cidadania.

Para visitar o site do museu ou procurar mais informações sobre o mesmo, clique no link abaixo e proclame a sua República.

Leia mais sobre história aqui

http://www.museudarepublica.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário