Ao longo da sua extensa linha de costa, o Brasil tem várias montanhas, algumas das quais atingem os 2900 metros de altitude. O pico mais alto, localizado nas montanhas da Guiana, é o Pico da Neblina, com uma altitude de 3014 metros.
Há uma série de ilhas paradisíacas localizadas mesmo em frente à costa atlântica do Brasil, entre as quais se contam São Pedro, o atol de Rocas, Fernando de Noronha, Trindade e Martim Vaz.
É no Brasil que se encontra o maior rio do mundo -o Amazononas. É o maior em termos de caudal e é o segundo maior em comprimento.
Existem, no entanto, outros rios importantes, entre os quais: o Paraná e o seu afluente principal, o Rio Iguaçu (onde pode admirar as espectaculares Cataratas do Iguaçu), e ainda os rios São Francisco, Xingu, Negro, Madeira e Tapajós.
O Brasil é vulgarmente dividido em cinco regiões geográficas separadas e bem distintas umas das outras: o Norte, o Nordeste, o Centro-Oeste, o Sueste e o Sul.
O Brasil é um grande país, que se divide em 27 regiões individualizadas, que se estendem de Norte a Sul, de Este a Oeste.
Norte: Roraima, Amapá, Amazonas, Pará, Tocantins, Acre, Rondônia.
Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Baía.
Centro Oeste: Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal (Brasília), Mato Grosso do Sul.
Sueste: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo
Sul: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul.
O Norte do Brasil cobre mais de 45% da superfície total do país. É aqui que fica a maior parte da maior floresta tropical do mundo - a Amazónia. Esta região é a que tem a menor população humana, embora haja muitas tribos indígenas que ainda aqui vivem.
Esta área praticamente não tem qualquer industrialização, encontrando-se pouco desenvolvida. O único local desenvolvido é Manaus, que tem uma zona industrial livre de impostos.
O Nordeste Brasileiro é a mais pobre região do Brasil, sendo, ao mesmo tempo, o local ond reside cerca de um terço da população. Culturalmente, é uma região diversificada, com raizes que passam pelo período colonial português, pela cultura afro-brasileira, bem como pela influência de alguns grupos de índios brasileiros. A costa é simplesmenete espectacular.
A Zona Centro Oeste é a mais importante área de agricultura do país. É a segunda maior região do Brasil, mas apresenta uma baixa densidade demográfica.
É aqui que vai encontrar o Pantanal: a maior região de pântanos do mundo inteiro. Na região Noroeste, encontramos uma parte da Floresta Tropical da Amazónia. A maior parte da região Centro Oeste é ocupada com o Cerrado, que é a maior savana do mundo. Aqui, há duas estações do ano, perfeitamente definidas: a época seca e a época das chuvas.
A capital do Brasil (Brasília) situa-se nesta região, onde existem outras cidades importantes, tais como Goiânia, Campo Grande e Cuiabá.
O Sudeste é a zona onde se encontram as duas maiores e mais importantes cidades do país: São Paulo e o Rio de Janeiro. É a mais rica e mais densamente povoada região do Brasil, tendo mais habitantes que qualquer outro país da América do Sul.
O Sudeste é uma das regiões mais diversificadas do Brasil. É aqui que fica o grande centro de negócios que é São Paulo, as famosas praiasdo Rio de Janeiro, a histórica cidade de Minas Gerais e a espantosa costa do Espírito Santo.
Esta é a zona onde melhor se vive no Brasil, aquela onde o nível de vida é mais elevado. Muitos europeus (principalmente alemães, italianos e eslavos) instalaram-se nesta região, deixando aqui influências claras das suas culturas.
O Sul é também a região mais fria do Brasil. Ocasionalmente, é possível ver geada e também neve, em algumas regiões mais elevadas.
O Brasil tem um inacreditável clima, caracterizado por ser extremamente diversificado. Estamos perante um imenso país, ao longo do qual passamos por diferentes latitudes, zonas mais elevadas, menos elevadas, com mais e menos vegetação, ao pé da praia... dependendo de onde esteja, tera um clima ou outro.
O clima que predomina é o clima tropical, pois 92% do país encontra-se entre o Equador e o Trópico de Capricórnio. Daí que, neste país tanto encontremos clima tropical como sub-tropical.
As estações do ano no Brasil, excluindo no Norte, são exactamente opostas às da Europa e dos Estados Unidos. No Norte, a temperatura média anual ronda os 28 graus Celsius, e no Sul, a temperatura média anual é mais baixa, rondando os 20 graus Celsius.
Muito raramente ocorrem temperaturas extremas nesta zona. Por vezes, no Sul, há vagas de frio e no Verão, no Rio, as temperaturas podem ultrapassar os 40 graus Celsius.
No geral, o Brasil tem um clima excelente. As temperaturas médias são óptimas para realizar qualquer actividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário