quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O MURO E A HISTÓRIA




Tal como ocorreu ano passado, 2009 tem sido um ano rico em efemérides históricas: o aniversário de morte de Euclides da Cunha (100 anos), os oitenta anos da crise econômica de 1929, os quarenta anos da chegada do homem à Lua e os trinta anos da Anistia. Não faltaram datas ou ocasiões para celebrar a passagem do tempo e seus acontecimentos. Mas parece que novembro ainda estava guardando a maior efeméride de todas: os vinte anos do Muro de Berlim.

O "muro da vergonha" como também era conhecido entre os alemães do lado ocidental começou a ser construído em 13 de agosto de 1961 com ódio, arame farpado e muito concreto. O objetivo principal: evitar a fuga em massa dos habitantes da banda oriental para o vizinho capitalista. O que parecia uma solução irracional tornou-se um símbolo da Guerra Fria, durando 28 anos.

O Muro de Berlim começou a ser destruído em 9 de novembro de 1989. Era o início do colapso comunista iniciado no final dos anos 1970. Desgastados, as autoridades comunistas alemães cederam à pressão popular e internacional. Após a queda do muro, os países comunistas caíram um a um, mostrando o fracasso de um sonho e a frustração de muitas gerações. O momento foi marcante para quem vivia os acontecimentos. O repórter Silvio Boccanera, por exemplo, que na época trabalhava para o Jornal Nacional, da Rede Globo, usou as seguintes palavras em matéria que foi ao ar no dia da queda do muro: "Poucas vezes é possível testemunhar um acontecimento e ter certeza que a história com H maiúsculo está sendo escrita diante de seus próprios olhos. Este é certamente um desses momentos. Em ritmo de batucada, de alegria, na beira do muro de Berlim, as pessoas estão aqui comemorando a queda do Muro de Berlim". (cliqueaqui para ver essa reportagem)



Leia mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário